É provável que você já tenha se perguntado se as mulheres que têm ovários policísticos podem fazer depilação a laser.
Neste artigo, vamos expor as razões pelas quais as mulheres deveriam fazer uso da depilação a laser mesmo tendo ovário policístico. Saiba mais:
O que é ovário policístico?
Antes de falar sobre depilação e ovário policístico, vamos explicar rapidamente o que é a Síndrome do Ovário Policístico (SOP).
Este distúrbio se dá pela presença de cistos nos ovários. Como consequência, ocorrem alterações no ciclo menstrual, problemas com acne mesmo depois da adolescência, excesso de pelos ou pelos no rosto e em outros locais indevidos.
A síndrome do ovário policístico é um problema crônico, ou seja, não tem cura, para lidar com os sintomas é necessário passar por tratamento médico.
Como funciona a aplicação de laser?
De maneira geral, o equipamento lança um feixe de luz que é atraído pela melanina do fio, indo até a raiz do pelo.
Ao entrar em contato com a raiz, o laser queima o folículo piloso, responsável pelo crescimento do fio. Por conta disso, apenas o laser garante um efeito duradouro, ao contrário dos métodos que cortam ou removem o fio.
Benefícios da depilação a laser
Fazer tratamento depilatório a laser traz muitos benefícios, como por exemplo, não gerar os mesmos incômodos que as demais técnicas de depilação.
Outra vantagem da depilação a laser é ser o único método que apresenta resultados duráveis, além de ser um procedimento rápido e menos doloroso.
A maioria dos métodos de depilação causam alergias, queimaduras, como também, risco de corte e escurecimento da pele.
Depilando com laser, você percebe sua pele mais macia e bem cuidada. É possível sentir a diferença desde as primeiras sessões.
Aumento da quantidade de pelos
Existe um questionamento sobre depilação e ovário policístico que procede do sintoma mais incômodo das mulheres com esse distúrbio: O aumento dos hormônios masculinos que faz aumentar a quantidade de pelos
Em razão disso, é comum as mulheres com SOP perceberem o aumento dos pelos, que são mais escuros e grossos, aspecto que gera muito incômodo.
A boa notícia é que a depilação a laser é muito eficaz nestes casos, fazendo com que os pelos fiquem mais finos e sejam reduzidos com o passar do tempo.
Entre outros benefícios, a depilação também ajuda a reduzir a sudorese e o odor, trazendo mais praticidade para a rotina.
O excesso de pelos pode causar muitos problemas na autoestima das mulheres, inclusive quando os pelos estão localizados no rosto, pernas e busto.
No entanto, ao ter acompanhamento médico e dispor de recursos para fazer depilação a laser, pode haver uma melhora significativa na saúde emocional da paciente.
É possível acabar com este incômodo?
Para resolver o problema do excesso de pelos, o meio mais indicado é a depilação a laser. Ainda que seu corpo esteja produzindo hormônios masculinos, e por conseguinte, estimulando os folículos pilosos.
A partir do momento em que você faz uso da medicação indicada pelo seu médico e junto a isso, aplica a depilação a laser, consegue perceber os resultados positivos.
Sendo assim, mesmo que demore um pouco mais que o normal para você sentir os primeiros resultados, o procedimento a laser funciona!
Vale lembrar que é necessário fazer alguns retoques, mas o número de sessões geralmente é menor que o início do tratamento, pois vai depender de vários aspectos como idade, área a ser tratada, característica do fio e condição hormonal da paciente.
Relação entre depilação e ovário policístico
Como você percebeu, a depilação não resolve o problema de ovário policístico, o tratamento adequado exige o acompanhamento médico, com utilização de medicamentos para equilibrar os hormônios. Também é necessário controlar o peso e adotar mudanças no estilo de vida.
As sessões de retoque da depilação costumam ser rápidas e variam conforme a dimensão da área que receberá a aplicação.
Em muitos casos, os resultados são notados a partir da primeira sessão, como a demora do crescimento do fio, os pelos mais grossos tornam-se mais finos e, em certas áreas, a perda efetiva do fio.
A cada sessão, os pelos caem de modo gradativo. Uma vez que o fio caia completamente, seu folículo é inativado.