Não há dúvidas de que a depilação a laser é uma grande ideia, afinal, remover pelos do corpo de modo permanente além de ser uma solução prática, também pode melhorar a autoestima de muitas pessoas.
Sabemos que há inúmeros tipos de pele, como também diversos tipos de pelos, pois cada pessoa tem suas características únicas.
E dentro deste cenário de diversidade, é provável que você já tenha ficado curioso para saber se a depilação a laser em pelos ruivos é eficaz. Então, continue lendo para descobrir essa resposta:
Como a depilação em pelos ruivos funciona?
Antes de saber a atuação da depilação a laser em pelos ruivos, é preciso conhecer os diferentes fototipos de pele, assim como cada um deles é afetado pela depilação a laser
Os fototipos cutâneos referem-se à capacidade da pele em captar a radiação solar, e variam de pessoa para pessoa.
No total, existem 6 fototipos de pele diferentes, e, dependendo de cada um deles, é possível ter
uma ideia se a depilação a laser será eficaz no seu tipo de pele.
Vale ressaltar que a decisão a respeito do melhor tratamento para o seu tom de pele é determinada por um profissional especializado. Confira:
Fototipo I
Pele branca – sempre queima – nunca bronzeia – muito sensível ao sol;
Fototipo II
Pele branca – sempre queima – bronzeia muito pouco – sensível ao sol;
Fototipo III
Pele morena clara – queima (moderadamente)– bronzeia (moderadamente) – sensibilidade normal
ao sol;
Fototipo IV
Pele morena moderada – queima (pouco) – sempre bronzeia – sensibilidade normal ao Sol;
Fototipo V
Pele morena escura – queima (raramente) – sempre bronzeia – pouco sensível ao sol;
Fototipo VI
Pele negra – queima (raramente) – totalmente pigmentada – minimamente sensível ao sol.
Qual é o fototipo cutâneo mais adequado para a depilação a laser?
Sabendo que na depilação a laser o folículo piloso é detectado por causa da presença de melanina, quanto mais escuro for o pelo, mais fácil será para o feixe de luz “enxergar” folículo piloso e mais eficaz será o procedimento.
Portanto, de acordo com a definição de fototipos cutâneos citados acima, o fototipo III é o que apresenta melhores resultados.
A depilação a laser funciona em pelo ruivo?
Os indivíduos com pelo ruivo não apresentam resultados tão eficazes quanto os que possuem pelos pretos ou castanhos.
Isso acontece porque a concentração de melanina é muito baixa, portanto não absorvem a energia gerada pelo laser e por conta disso, não conseguem destruir o bulbo
Apesar de não haver contraindicação para uma pessoa ruiva realizar o tratamento depilatório, o ideal é não ficar comparando o seu resultado alcançado com o de outras pessoas com pelo mais escuro.
É de suma importância ser avaliado de forma criteriosa por um profissional qualificado antes de iniciar o tratamento de depilação a laser.
Apenas um técnico de laser ou esteticista podem avaliar cada caso em particular e propor uma solução adequada.
Fator que impede a depilação a laser em pelos ruivos
Como já foi mencionado antes, não é possível realizar a depilação a laser em pelos ruivos. As pessoas com pelos de cor muito clara, sejam loiros ou ruivos, não têm resultados esperados.
Depilação a laser em pelos brancos
Muitas pessoas têm dúvidas no caso da depilação a laser em pessoas com pelo branco. No entanto, para responder a essa dúvida, vamos usar a mesma informação mencionada anteriormente: em locais onde há pouca ou não há melanina, não é possível ter resultados.
Em suma, apesar de o melhor contexto para a depilação a laser ser realizado em pessoas com pelos mais escuros, a recomendação é que você consulte um técnico de laser ou um esteticista, com o objetivo de avaliar se a depilação a laser em pelos ruivos é possível.
Conclusão
Outro aspecto relacionado à depilação a laser em pelos ruivos, é que os pelos e cabelos desta cor costumam ser mais secos e portanto, exigem mais cuidado até mesmo nos métodos de depilação convencionais.
Por fim, a depilação a laser em pelos ruivos não é recomendada porque o laser não “enxerga” os pelos claros.O equipamento utilizado neste tipo de procedimento tem resultados melhores apenas em pelos castanhos ou pretos por causa da quantidade de melanina contida nos folículos pilosos.