quem tem queloide pode fazer depilação a laser em clínicas

Depilação a laser e Queratose Pilar

A queratose pilar é um tipo de aspereza formada pela produção descontrolada de queratina no corpo.

Na maioria dos casos, é uma condição hereditária, e geralmente, esse problema atinge mulheres, na infância e/ou adolescência

A principal característica dessa disfunção são bolinhas avermelhadas ou esbranquiçadas que surgem nos braços, coxas, glúteos e, em certos casos, nas bochechas.

Então, se você pensa em fazer depilação a laser mas tem queratose pilar, continue lendo para saber se este método ajuda a resolver o problema. 

O que provoca a queratose pilar?

A origem da ceratose é o excesso de queratina produzida pelo corpo, a hiperqueratose. Além da influência genética, existem outras razões para esse problema. Por exemplo:

Quem tem a pele seca, dermatite atópica e doenças alérgicas como rinite, bronquite e também asma, estão mais propensos a apresentar esse problema.

Entre outros aspectos, a formação de queratina na pele pode aumentar com o uso de roupas muito apertadas ou, ainda, pela carência de vitamina A.

Quais são os sinais da queratose pilar

As bolinhas que surgem no corpo são o único sintoma da queratose pilar. As pápulas não geram dor nem coceira, e em geral, são confundidas com acne ou foliculite.

É comum a queratose surgir na fase da puberdade e desaparecer por conta própria entre os 20 e 30 anos ou surgir durante a gestação. Outro detalhe é que a doença costuma se manifestar com mais frequência no inverno e pode melhorar no verão

Vale lembrar que a ceratose não é contagiosa e não causa problemas de saúde maiores. Na verdade, o maior problema é o incômodo relacionado à aparência. 

Por conta disso, é essencial consultar um dermatologista para avaliar a situação e prescrever um tratamento adequado ao seu caso.

Saiba como reduzir os sintomas

É possível aliviar os incômodos da ceratose pilar com atitudes simples, saiba mais:

  • Usar roupas apertadas com menos frequência para evitar atrito com a pele;
  • Tomar banho morno e, se possível, usar sabonete de glicerina;
  • Evitar exposição ao sol entre 10h e 16h e usar protetor solar;
  • Buchas e esfoliantes não são indicados para peles com queratose;
  • Secar a pele sem “esfregar” a toalha;
  • Não usar lâmina ou cera para depilar
  • Evite coçar ou apertar as pápulas na pele;
  • Limitar a ingestão de alimentos inflamatórios como açúcar e leite;

Tratamentos para queratose pilar

Atualmente, existem vários tratamentos para queratose pilar. A seguir, listamos aqueles que têm apresentado mais eficácia. Lembrando que apenas um profissional qualificado pode indicar a melhor alternativa. Confira:

  • Manter a pele hidratada

Hidratar a pele evita a formação de mais pápulas, além de melhorar o aspecto do local afetado. O ideal é usar produtos sem perfume, neutros ou que contenham óleo na fórmula

Para casos mais acentuados, o uso de produtos contendo ácidos em sua fórmula tem o poder de restaurar a pele. 

  • Peeling químico

O peeling é feito através da utilização de ácidos na pele, para esfoliar e remover as áreas  lesionadas. Este procedimento é executado apenas por um especialista

  • Laser com luz pulsada

Este método ajuda a reduzir o aspecto avermelhado da pele, melhorando sua aparência e textura. Sendo assim, também é uma ótima opção de tratamento.

  • Microdermoabrasão

Este procedimento também esfolia a pele de modo intenso, remove as imperfeições e deixa a pele uniforme. Neste tratamento, é aplicado um cristal especial, que age na área superficial da pele, por conta disso, deve ser realizado por um esteticista.

  • Depilação a laser

A depilação a laser reduz o risco de inflamações pois utiliza uma luz intensa para remover os folículos pilosos. Porém, da mesma forma que os outros métodos, também deve ser indicado por um dermatologista

Vale lembrar que após a sessão de depilação a laser onde há queratose pilar é necessário hidratar a área tratada.

Afinal, a ceratose pilar tem cura?

Sim, a queratose pilar pode ser curada, mas pelo fato de não causar problemas mais graves, ainda não é oferecido um tratamento específico. 

Porém, você pode consultar um dermatologista que indicará produtos à base de ácido salicílico ou ureia e cremes contendo ácido retinóico ou vitamina A na fórmula.

O tratamento de depilação a laser para queratose pilar tem finalidade estética e varia conforme a necessidade da paciente.

 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Fique por dentro das novidades!