Índice
Depilação a laser causa infertilidade: Introdução
Antes de decidir pela realização da depilação a laser, é natural que mulheres e homens procurem respostas para as suas principais dúvidas, incluindo os riscos envolvidos e se o procedimento pode, de alguma forma, causar infertilidade.
- A depilação a laser causa infertilidade?
- A depilação a laser dói muito?
- O procedimento agride e/ou danifica a pele?
Esses são alguns questionamentos comuns quando se trata de uma técnica tão delicada e avançada.
Por isso, preparamos este artigo. Ao longo das próximas linhas, vamos desmistificar essas e outras lendas sobre a depilação a laser. Boa leitura!
Como o laser age na pele durante as sessões de depilação?
O laser é um raio luminoso de alta frequência que é absorvido pelos folículos pilosos, aquecendo-os e destruindo os seus elementos germinativos.
O procedimento é feito com um aparelho que emite o laser em pequenas rajadas direcionadas para a região da pele.
No momento da aplicação do laser, é preciso ter cuidado para garantir que a radiação não danifique outros tecidos.
Existem riscos durante a depilação a laser?
A depilação a laser é uma técnica segura, que vem sendo aplicada clinicamente há décadas e possui poucos riscos associados.
O mais comum entre eles é a possível irritação da pele, principalmente nas primeiras sessões e em pessoas que são mais sensíveis a este tipo de tratamento.
Entretanto, a sensação de irritação passa logo nos primeiros dias após as sessões e a vida pode seguir normalmente.
Efeitos colaterais como bolhas, cicatrizes e alterações de textura da pele são extremamente raros quando você realiza o procedimento em uma clínica segura e com profissionais especializados.
Mas, e a depilação a laser causa infertilidade? É sobre estes e outros mitos e verdades que vamos conversar a seguir!
9 mitos e verdades sobre a depilação a laser
Então, será que tudo o que falam por aí sobre o procedimento é verdade? A depilação a laser causa infertilidade? Dói? Homens e grávidas podem fazer? Todas essas dúvidas você vai tirar agora!
1. Depilação a laser causa infertilidade em mulheres e homens.
Este é um grande MITO. Nenhum estudo ou evidência científica comprovou que a depilação a laser causa infertilidade em homens ou mulheres. A técnica é altamente segura e não afeta as funções reprodutivas.
2. Não se deve depilar com cera entre as sessões de laser.
VERDADE. A cera pode prejudicar os resultados da depilação a laser, pois arranca os pelos pela raiz, deixando menos melanina no folículo, o que significa menos para o laser atingir.
Caso precise realmente remover os pelos entre as sessões, prefira aparelhos de barbear ou cremes depilatórios.
3. Depilação a laser dói muito.
Outro grande MITO em que muitas pessoas acreditam. O procedimento de depilação a laser é praticamente indolor. Pessoas mais sensíveis a esta técnica podem apresentar uma pequena sensibilidade durante ou após o procedimento.
4. Existe contraindicação para aplicação em peles morenas e negras.
MITO. O risco de queimadura ou hiperpigmentação é maior durante a depilação a laser em pessoas de pele mais escura, entretanto não existe contraindicação.
Clínicas especializadas têm equipamentos específicos e treinamento adequado para garantir a segurança do procedimento em pessoas de todas as tonalidades de pele.
5. A depilação a laser agride a pele.
Outro grande MITO que circula por aí. A agressão à pele é mínima durante o procedimento de depilação a laser. Logo esta é uma alternativa segura e menos invasiva do que outros métodos depilatórios, como a remoção com cera, por exemplo.
6. Áreas tatuadas não podem ser depiladas com laser.
VERDADE. Uma vez que o laser é guiado pelo pigmento presente no pelo, a técnica pode danificar as cores dos desenho provocando, inclusive, queimaduras no local.
Caso você deseje fazer uma tatuagem, o ideal é realizar a depilação a laser antes. Se você já possui tatuagens, não se preocupe. Você pode fazer a depilação a laser ao redor dos desenhos, sem problema algum e com a mesma eficácia.
7. Homens também podem fazer depilação a laser.
Super VERDADE. Muitas pessoas acreditam que a depilação a laser é um tratamento exclusivo para mulheres, mas isso é um grande mito.
Os homens também podem se beneficiar da depilação a laser em diversas áreas do corpo, como costas, peito, pernas e braços.
Além disso, a depilação a laser pode ser uma ótima opção para homens que sofrem com a foliculite, uma inflamação nos folículos capilares que causa desconforto e manchas escuras na pele.
8. Grávidas não podem fazer depilação a laser.
Parcialmente VERDADE. Apesar de não oferecer riscos ao bebê e a mamãe, não recomenda-se que mulheres grávidas realizem o procedimento, principalmente em regiões como barriga, aréolas e virilha.
A ação dos hormônios durante a gravidez pode aumentar o risco de hiperpigmentação da pele, formando manchas escuras nas áreas onde o laser foi aplicado.
9. A eficiência e segurança é a mesma em todas as clínicas.
Pode-se dizer que este é o maior MITO de todos. A qualidade e a eficácia do tratamento variam de acordo com o equipamento, as técnicas aplicadas e as habilidades dos profissionais envolvidos.
Por isso, sempre escolha uma clínica especializada e renomada para garantir o melhor tratamento possível para a sua pele.
Confie a segurança da sua pele à LaserDream
A LaserDream é uma rede inovadora de clínicas de depilação e estética, sendo pioneira em oferecer tratamentos completos e personalizados para cada paciente.
Com mais de 11 anos de experiência no mercado, a LaserDream utiliza equipamentos de última geração e conta com uma equipe de profissionais altamente qualificados para oferecer os melhores procedimentos de depilação a laser. Contamos com clínicas espalhadas por 35 cidades em 10 estados do Brasil.
Agende sua consulta na LaserDream e comece agora a sua transformação!
Depilação a laser causa infertilidade: Conclusão
A depilação a laser é uma técnica minimamente invasiva, segura e eficaz. Os riscos associados são raros quando o procedimento é realizado em um ambiente adequado e por profissionais capacitados.
Como vimos ao longo do artigo, falar que a depilação a laser causa infertilidade é um grande mito, assim como outras lendas urbanas que costumam ser associadas ao tratamento.