quem tem queloide pode fazer depilação a laser em clínicas

Posso declarar depilação a laser no Imposto de Renda?

É possível ter desconto em sua declaração de IR por todo gasto médico, contanto que seja um profissional credenciado e a intervenção seja feita em um hospital ou laboratório clínico. Com isso, é possível declarar depilação a laser no imposto de renda

De acordo com a Receita Federal, gastos médicos que tenham ou não a função de restabelecer a saúde física ou mental do paciente, podem ser descontadas do Imposto de Renda

Dessa forma, se durante o ano você precisou passar por algum tratamento estético reparador, ou quis apenas fazer um “upgrade”, e o recibo foi emitido por um médico, o procedimento serve para reduzir o pagamento de impostos. Confira as informações sobre o tema:

Declarar tratamento estético no Imposto de Renda

Não há dúvidas de que a quantidade de pessoas que procuram procedimentos estéticos para lapidar a aparência aumentou de modo considerável nos últimos anos. Sendo assim, boa parte delas deverá declarar os valores gastos com depilação a laser no IR.

Os gastos com tratamentos estéticos, incluindo a depilação a laser, podem ser descontados do Imposto de Renda Pessoa Física, com a condição de que essas intervenções tenham o objetivo de preservar ou restaurar a saúde física ou mental do indivíduo. Saiba mais:

Regras para deduzir despesas médicas no IR

Para a Receita Federal, os custos com hospitais e médicos de qualquer especialização podem ser classificados como despesas médicas. Além das despesas com exames de laboratório, serviços de radiologia, aparelhos ortopédicos e próteses ortopédicas e dentárias.

Quais tipos de procedimento estético são dedutíveis?

Confira a lista com os tratamentos estéticos que podem ser deduzidos no Imposto de Renda:

  • rinoplastia;
  • otoplastia;
  • mamoplastia;
  • abdominoplastia;
  • limpeza de pele;
  • preenchimento facial;
  • peeling;
  • preenchimento labial;
  • depilação a laser.

Todas essas expensas são consideradas somente quando constituem o recibo emitido pelo profissional ou estabelecimento médico. 

Gastos que sejam relativos ao material utilizado, como a prótese de silicone, por exemplo, não são dedutíveis.

Quais são os limites de valor?

Se a sua declaração de IR for completa, não há limites para deduzir despesas médicas. Porém, se optar pela declaração simplificada o desconto padrão é de 20% sobre rendimentos tributáveis, limitado ao valor máximo de R$16.754,34.

Se eu não tiver recibo do tratamento estético, posso declarar?

Não é possível declarar depilação a laser no IR, sem o recibo. Sendo assim, para fazer a declaração, o contribuinte deve ter em mãos os seguintes dados:

  • razão social da empresa ou;
  • nome completo do profissional
  • CNPJ ou CPF;
  • endereço completo do estabelecimento
  • serviço realizado;
  • nome completo do paciente;
  • valor do serviço prestado

Todos esses dados são necessários porque o local que prestou este serviço, seja ele clínica médica ou hospital, também deve declarar esses valores. Dessa forma, se você lançar alguma informação mas não possuir a nota fiscal, corre o risco de cair na malha fina.

No “Perguntão” da Receita Federal, constam todas as explicações sobre quais custos médicos comprovados podem ser deduzidos do cálculo do IRPF, isso inclui cirurgias plásticas, sejam elas reparadoras ou não.

A Receita Federal também esclarece que para serem elegíveis a restituição, as contas médicas devem ser realizadas com o objetivo de manter, prevenir ou reparar a saúde física ou mental do paciente.

A chance de deduzir depilação a laser no IR, parte do princípio de que procedimentos estéticos oferecem bem-estar emocional.

Gastos médicos comprovados são aqueles em que é possível afirmar que foram usados em sua saúde, seja para manter a boa forma física ou mental. 

O site da  Receita Federal informa que um recibo dos gastos realizados com o médico ou hospital é o suficiente para comprovar  

Conclusão

Para ter a garantia de deduzir depilação a laser do IR, é preciso se encaixar em alguns critérios definidos pelo governo. É obrigatório, por exemplo, que os tratamentos estejam prescritos por um médico e que sejam validados por meio de notas fiscais. 

Outro ponto importante é que só é possível deduzir do imposto de renda uma parte dos gastos com procedimentos estéticos. 

Por conta disso, para declarar depilação a laser no IR é fundamental buscar o auxílio de um contador para esclarecer todas as suas dúvidas antes de realizar qualquer gasto nesse sentido.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Fique por dentro das novidades!