O ciclo do pelo tem um aspecto importante na escolha do método depilatório, bem como no resultado final dele.
Por conta disso, é importante conhecer os intervalos entre repouso e crescimento dos fios antes de começar o processo de depilação a laser. Saiba mais
Como acontece o ciclo do pelo na depilação a laser?
Para você entender o ciclo do pelo na depilação a laser, vamos explicar neste parágrafo as três fases deste ciclo, conheça o processo:
1ª Fase: Anágena
No início do ciclo, ocorre o contato completo entre a raiz do pelo e o folículo. Essa fase chama-se anágena e é nessa etapa que o pelo está de fato, crescendo.
2ª Fase: Catágena
Nessa fase, o contato entre a raiz e o folículo piloso deixou de existir, também não há mais atuação das células que promovem o crescimento do fio, essa fase é chamada de “repouso”.
3ª Fase: Telógena
Na última fase, o fio começa a cair e um novo folículo vai empurra-lo para fora do bulbo, essa condição é conhecida como ‘desprendimento do fio’.
Agora, já sabemos que a fase mais apropriada para a ação do laser é a anágena, atuando literalmente, na raiz do problema. A forma de atuação do equipamento de laser é através do disparo de feixes de luz que são movidos pela melanina do pelo.
Na primeira etapa você tem a garantia de que o laser de fato será conduzido para o folículo, que é o principal alvo. Ao passo que nas próximas fases o pelo não tem contato com a raiz.
No momento em que a luz chega até o folículo, o fio perde seu canal de alimentação, assim como a raiz não consegue mais estimular o crescimento de novos fios.
Por que preciso de várias sessões até alcançar o resultado ideal?
Logo nas primeiras sessões já é possível sentir os resultados. Inclusive, você pode notar que os fios estão mais separados na região depilada. Isso acontece porque a suspensão do ciclo do pelo na depilação a laser foi iniciada.
Os pontos onde os fios entraram em contato com o laser contém falhas, além disso, novos fios vão demorar para crescer.
O efeito parcial já é visível depois de 4 ou 6 sessões, momento em que mais de 90% dos fios já não aparecem mais.
Como o ciclo do pelo tem 3 apenas fases, a remoção definitiva só acontece na fase anágena, quando o fio está ligado ao folículo piloso e o laser consegue alcançar a raiz para cauterizá-la.
De modo geral, apenas 10% a 20% de todos os pelos do corpo estão na fase anágena de modo simultâneo, então, são necessárias entre 8 a 12 sessões para finalizar o ciclo do pelo na depilação a laser e garantir a satisfação da cliente
Existe a chance de crescer pelos outra vez?
Não. Principalmente se todas as orientações forem seguidas, em média, 15 dias após a depilação os pelos comecem a cair.
Isso gera uma impressão de crescimento, mas fique tranquila: é possível remover os fios durante o banho ou com uma esfoliação da pele.
O que pode dificultar o resultado da depilação a laser?
Um fato que ocorre com uma quantidade mínima de clientes, é a volta do ciclo do pelo devido às células totipotentes, que podem formar um novo fio.
Entretanto, nos raros casos que aparecem, é possível resolver o problema na sessão anual de manutenção depilatória
Tais mudanças estão associadas à gestação ou suspensão do uso de contraceptivos, a oscilação causa o surgimento de parte dos pelos retirados na depilação
Por isso é fundamental concluir o procedimento e fazer a manutenção. Só é aconselhável suspender o tratamento em caso de gravidez.
Por fim, é preciso ter cuidado ao combinar o tratamento depilatório com outros procedimentos estéticos que você pretende fazer.
Vamos citar o uso de ácidos para clareamento que não são permitidos, pois alteram a eficácia da depilação.
Isso também vale para quem faz uso de vitaminas para crescimento capilar. Esses produtos agem estimulando os cabelos da cabeça a crescer e fortalecendo as unhas. No entanto, como não são focais, podem promover o ciclo do pelo em várias partes do corpo.