Posso usar lidocaína na depilação a laser?

Com certeza, você também já se lamentou pelo sofrimento das sessões de depilação, ainda que o resultado tenha sido compensador. 

A possibilidade de usar anestésico antes das sessões de depilação é considerada a opção ideal pelos clientes, no entanto, você precisa avaliar bem os riscos dessa atitude. Continue lendo para saber se usar lidocaína na depilação a laser é realmente viável.

Afinal, fazer depilação a laser dói?

Depende. Isso varia muito de pessoa para pessoa, mas de modo geral, a depilação a laser pode causar um pequeno desconforto.

É comum a paciente sentir um pouco de desconforto durante o procedimento depilatório, no entanto, após a sessão esse incômodo desaparece. Além disso, as pessoas com a pele mais sensível podem apresentar vermelhidão na pele.

Qual a interferência da lidocaína na depilação a laser?

Para entender as razões pelas quais você não deve usar lidocaína na depilação a laser, vamos explicar os riscos desse procedimento aparentemente inofensivo.

É bem provável que você esteja pensando: ‘Se a pomada anestésica vai me ajudar a ficar confortável durante o procedimento depilatório, por qual motivo isso não é recomendado?’

Quando você passa pelo tratamento depilatório a laser, é necessário estar com a pele limpa, sem qualquer resíduo de óleos, cremes ou produtos que comprometam a eficiência do procedimento.

Caso os poros estejam fechados por conta do anestésico, o equipamento terá dificuldade em

de atingir o folículo piloso, e assim, o resultado não será tão satisfatório como deveria quando a pele está limpa.

Há risco de queimaduras na depilação a laser?

Quando você aplica pomada anestésica antes de fazer depilação a laser, obviamente, diminui a sensibilidade da pele e assim, aumenta o risco de queimaduras.

Aplicando lidocaína para depilação a laser você não vai conseguir perceber se a potência do equipamento está adequada. Dessa forma, além do risco de queimaduras, é bem provável que sua pele desenvolva alergias.

Portanto, o ideal é que você não aplique lidocaína para depilação a laser por conta própria antes da sessão. 

Antes de usar qualquer medicamento, mesmo que sejam pomadas e cremes, o ideal é que você consulte um médico.

O que fazer para reduzir o desconforto?

Os clientes que têm a pele mais sensível podem sentir um desconforto maior durante o processo depilatório. Ao passo que, pessoas com menos sensibilidade, sentem menos dor.

Então, para amenizar a sensação de dor e também evitar o uso de lidocaína na depilação a laser, você pode pedir ao técnico para reduzir a potência do equipamento.

Os equipamentos para depilação a laser podem ter a potência ajustada, dessa forma, se o paciente se sentir desconfortável durante a sessão, pode pedir ao profissional que diminua a potência.

Vale destacar que essa alternativa não prejudica o tratamento. Nesse caso, talvez sejam necessárias mais algumas sessões para que o tratamento apresente o mesmo resultado.

Outro ponto importante, é que o incômodo pode variar conforme a tecnologia utilizada no tratamento. Por exemplo, os equipamentos mais modernos dispõem de um sistema de resfriamento local, protegendo a pele de queimaduras e reduzindo o incômodo.

Uma técnica que pode ajudar muito é pedir ao técnico de laser para usar gelo durante o procedimento depilatório. O gelo é um excelente anestésico e além disso, pode prevenir queimaduras, pois quanto mais frio o local da aplicação estiver, melhor.

Você pode sanar todas as suas dúvidas a respeito dos procedimentos com o esteticista ou o técnico de laser durante a avaliação. 

Estes profissionais têm conhecimento suficiente para responder a todas as suas questões, fazendo com que você sinta segurança para realizar o tratamento.

Métodos para evitar a dor na depilação a laser 

Como vimos ao longo deste artigo, há vários métodos para evitar a dor durante a sessão de depilação a laser.

Atualmente, as clínicas têm aparelhos que incluem uma ponta de gelo. Dessa forma, durante a sessão, a máquina fica em uma temperatura abaixo dos -12ºC, o que faz a sensação de dor ser quase inexistente.

E, por fim, existem várias opções além da utilização de lidocaína na depilação a laser, que sem afetar sua pele, podem ajudar a reduzir seu desconforto e fazer com que a sua experiência com tratamento a laser seja muito confortável

 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Fique por dentro das novidades!