quem tem queloide pode fazer depilação a laser em clínicas

Quais são as normas da ANVISA para depilação a laser?

Segundo um estudo da Sociedade Brasileira de Dermatologia que entrevistou cerca de 1200 pessoas, no início de 2022 a procura por intervenções estéticas cresceu quase 400% em comparação a 2021.

Esses números mostram a crescente busca por tratamentos de beleza no Brasil. Portanto, há boas oportunidades no setor. 

Continue lendo e conheça as normas da ANVISA para depilação a laser, clínicas de estéticas e outros estabelecimentos do ramo de beleza e cuidados pessoais:

Qual é o papel dos órgãos de vigilância sanitária em clínicas de estética?

Antes de continuar a leitura, você precisa entender que a ANVISA é a instituição que regula a movimentação de cosméticos no Brasil.

Por determinação da agência, as clínicas de beleza devem comprar apenas marcas que foram aprovadas, evitando insumos que provocam males à vida e à saúde humana. Assim, consulte o rótulo dos produtos antes de comprá-los.

Por que acatar normas da vigilância sanitária para depilação a laser?

Quando você cumpre as determinações legais está valorizando sua clínica, assim como os seus pacientes. Isso mostra que sua empresa merece a confiança dos seus clientes.

Além disso, a Anvisa é um órgão do Estado que possui autoridade de polícia, cujo objetivo é preservar a saúde da população.

Conheça as normas da vigilância sanitária para depilação a laser

Agora que você já entendeu o papel da vigilância sanitária e o motivo para atender às regras, conheça as normas da ANVISA para depilação a laser. A seguir, apresentamos a lista com determinações válidas em todo o país. Confira:

Alvarás, manual de boas práticas e registros

Começamos a lista com os documentos essenciais para os centros de estética exercerem suas funções:

  • Licença de funcionamento e localização;
  • Alvará de visto sanitário;
  • Declarações de retirada dos refugos perfurocortantes;
  • Tutorial de boas condutas;
  • Apontamentos de vistoria preventiva e corretiva dos utensílios;
  • Registro de controle da esterilização.

Não é permitido usar o espaço físico da clínica para outras finalidades

Por determinação da ANVISA, as dependências da clínica devem ser usadas única e exclusivamente para realizar procedimentos estéticos.

Sendo assim, mantenha a documentação da sua empresa em dia e cumpra as normas da ANVISA para depilação a laser, utilizando o espaço da clínica corretamente.

Mantenha as instalações em conformidade com as regras

A ANVISA também ordena que as instalações de água, esgoto, energia elétrica e combate a incêndio encontrem-se de acordo com os regulamentos locais. Além disso, a entrada da clínica deve ser acessível e adaptada aos portadores de necessidades especiais.

Recepção da clínica com boa iluminação e arejada

A recepção do seu centro de estética deve ser bem iluminada e bem ventilada, como também deve disponibilizar coletores para lixo

Ainda segundo as normas, as instalações sanitárias devem ser revestidas com material resistente, antiderrapante e fácil de limpar. Também devem estar disponíveis uma pia com apoio para toalhas e sabonete líquido, facilitando a higienização rápida dos usuários do local.

Privacidade dos pacientes

Outra norma da ANVISA diz respeito à privacidade dos pacientes. A regra define que cada pessoa deve ser acomodada em um box ou uma sala individual, isso garante a comodidade e a segurança dos clientes que serão atendidos pelos profissionais.

Limpeza e higienização do centro estético

O local para manipulação de materiais deve incluir pia com bancada para limpeza e preparo dos equipamentos. Caso a clínica não disponha de um espaço próprio para esse fim, é permitido utilizar a sala de procedimentos.

Uso de equipamentos de proteção individual

Outro ponto importante é a determinação do uso de EPIs que devem ser concedidos aos funcionários e com o objetivo de evitar prováveis danos à sua saúde ou segurança no exercício das atividades. 

Portanto, utensílios como luvas descartáveis, máscaras respiratórias, jalecos, aventais, óculos de proteção e outros itens, protegem os profissionais e garantem a qualidade do atendimento aos pacientes da clínica.

A qualidade dos EPIs é essencial para preservar a segurança do trabalho e melhorar a execução das tarefas. Os EPIs protegem de riscos físicos, como cortes, servindo como uma barreira contra intoxicação por agentes químicos e biológicos. 

E, por fim, antes de iniciar um tratamento de beleza confira se a clínica estética escolhida obedece às normas da ANVISA para depilação a laser.

 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Fique por dentro das novidades!