quem tem queloide pode fazer depilação a laser em clínicas

Quem tem mioma pode fazer depilação a laser?

A depilação a laser é uma técnica segura, desde que seja realizada por profissionais qualificados e seguindo todas as recomendações.

No entanto, mesmo cumprindo todas as normas, há pacientes que não podem fazer depilação a laser, por motivos de restrições de saúde, por exemplo, gestantes. 

Então, surge uma dúvida: quem tem mioma pode fazer depilação a laser? Continue lendo para saber a resposta sobre esse assunto

O que são miomas uterinos?

Antes de prosseguir, saiba que miomas uterinos são tumores benignos que se formam em várias partes do útero. Esses nódulos têm vários tamanhos e podem provocar ou não sintomas. 

Na maioria dos casos, os miomas afetam mulheres em idade reprodutiva  Ainda não se sabe ao certo o que causa esse problema, porém, é necessário fazer acompanhamento médico ou até mesmo, intervenção cirúrgica.

Quais são os principais sintomas do mioma uterino?

O principal sintoma do mioma uterino é o aumento do volume do abdome. Mas também há outros sinais importantes. Confira:

  • Fluxo menstrual intenso;
  • Sensação de peso na região pélvica;
  • Compressão da bexiga;
  • Dor lombar e abdominal;
  • Desconforto e cólicas menstruais;
  • Dor nas relações sexuais;
  • Dificuldade em ficar grávida.

Os nódulos miomatosos podem ocupar qualquer posição no útero e, quanto mais perto da parte central estiverem, maior a possibilidade de provocar sangramento e dificultar uma gravidez.

Para diagnosticar o mioma uterino é necessário passar por exame físico, além de realizar exame de imagem como ultrassom transvaginal.

Como é o tratamento de mioma uterino?

Há diversos modos de tratar dos miomas uterinos. Em pacientes jovens e que ainda não têm filhos, há opção de tratamento com medicação específica e em alguns casos, é possível usar medicamentos para bloquear a função hormonal. 

Já em mulheres que são mães e não pretendem engravidar outra vez, é indicada a remoção do útero, em um procedimento chamado histerectomia.

E, por fim, para mulheres que desejam engravidar, o tratamento é personalizado, levando em conta a quantidade e o tamanho dos nódulos miomatosos encontrados no útero.

Embora haja métodos predefinidos para esse problema, o tratamento é individualizado, respeitando aspectos importantes como presença de sintomas e idade da paciente. De modo geral, o objetivo é controlar o crescimento dos fibromas. 

O tratamento pode ser conduzido através de medicamentos ou através de cirurgia: miomectomia (retirada só do mioma) ou histerectomia (retirada de todo o útero).

Tratamento de mioma uterino com laser de diodo

Entre os tratamentos disponíveis, existe a possibilidade de usar o laser de diodo para realizar a miomectomia uterina. 

Este procedimento significa uma grande evolução técnica, pois substitui o antigo bisturi elétrico no corte uterino para alcançar os miomas e assim, removê-los.

A cirurgia com laser de diodo de alta tecnologia faz uso de uma fibra óptica para conduzir o feixe de luz diretamente sobre o tecido lesionado. 

Este método tem se mostrado muito seguro e com inúmeras vantagens às mulheres que passam pela cirurgia de remoção dos nódulos miomatosos

Entre as vantagens podemos citar: menos risco de queimaduras, menor dano ao tecido uterino sadio, mais exatidão no corte e maior poder de coagulação dos vasos sanguíneos.

Por conseguinte, é realizada uma cirurgia com menor sangramento intra operatório, o que aumenta ainda mais as chances de preservação do útero e também da fertilidade, bem como uma reabilitação mais rápida.

Mulheres que têm mioma podem fazer depilação a laser?

Sabemos que a depilação a laser é um tratamento estético indicado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, que serve tanto para remover pelos, quanto para tratar outras disfunções como a foliculite.

Portanto, este método não traz riscos à saúde. Inclusive, porque sua radiação não afeta as camadas mais profundas da pele, sendo assim, não provoca lesões ou outras doenças graves.

Algumas reações podem surgir logo após a sessão de aplicação do laser, mas que somem em algumas horas, como vermelhidão no local tratado, um leve incômodo ou inchaço.

Nas pesquisas realizadas sobre quem tem mioma pode fazer depilação a laser não há indícios de qualquer restrição em relação a este tratamento.

Vale lembrar que existem cuidados para evitar manchas e até mesmo reações alérgicas. As orientações são passadas durante a avaliação clínica, antes de você iniciar as sessões de depilação a laser. 

 

 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Fique por dentro das novidades!